domingo, 4 de abril de 2010

Perdidos na Serra do Mar

É aventureiros...

Ontem recebi uma ligação de um instrutor da Equipe Alternative Adventure. Dizia ele:

“Sintoniza no canal "tal", que tem mais um grupo perdido na Serra do Mar."

No total eram 29 aventureiros de primeira viagem e/ou de algumas viagens, que queriam realizar uma aventura que chamo de MA.RA.VI.LHO.SA. Sim. A trilha que vai da cidade de São Paulo até Itanhaém, conhecida por alguns como "Trilha dos Índios", é uma mistura de aventura, beleza, conhecimento, história, diversão e paz. No caso de nossos 29 amigos, acho que os dois últimos itens não constam na lista deles.

Perder-se em ambiente de selva, local hostil, de difícil acesso e com pouca experiência, não é nada legal. O tempo ruim e a chuva tornam a aventura mais complicada ainda, pois, o solo está úmido, escorregadio, a visão da trilha parece ser sempre a mesma, se precisar voltar 50 metros na trilha, vai parecer que você nunca passou por ali. Unindo tudo isso ao cansaço, equipamentos e roupas inapropriadas, desgaste físico e emocional, teremos apenas uma certeza: Vai dar Merpiiiiiii.

Um grupo é formado por vários indivíduos, que a primeiro momento parecem estar unidos e empenhados em realizar todos juntos uma grande aventura. Mas, cada um tem suas idéias, seus pensamentos, seus medos. Este último vai aflorar, e muito, no momento em que ouvirem a seguinte frase: "Acho que estamos perdidos." A partir deste momento tudo vai mudar. Por alguns minutos o silêncio do grupo é algo entristecedor. Alguns pensam em voltar e tentar achar a trilha original, outros querem descansar, outros acham que está tudo bem e outros, vão começar a ter um desespero mental com pensamentos nada agradáveis como:

“Ó senhor me ajude..."

“Não é possível! Eu sabia que não devia ter vindo."

“Isso é um sonho! Isso é um sonho!"

Esse é o início de mais um trabalho de busca, feito pela Polícia Militar a mais um grupo perdido por falta de conhecimentos básicos de aventura em ambiente de selva.
Até a PM encontrar os aventureiros perdidos no meio da mata, você sabe ou pode imaginar como é a situação deles lá? Vou tentar descrever baseado em algumas experiências de nossa equipe em Serra do Mar.

Eles estão perdidos, cansados, com pensamentos ruins, tristes e frustrados. Cada um deles quer encontrar a solução que deverá tirá-los dali. O tempo não passa. O lugar está úmido, mas dentro da mata existe um mormaço que faz o corpo ficar pesado. A respiração é difícil porque o ar fica quente. A água está em temperatura ambiente, os sapatos molhados, a fome começa a despertar e com isso, aumenta o descontrole emocional. Facilmente alguém mais sensível começará a chorar e até dizer coisas que podem gerar um desanimo ainda maior no grupo. Os pernilongos e borrachudos estão felizes, pois vão participar de um belo banquete. O repelente sai do corpo conforme a transpiração aumenta, deixando o corpo livre para o ataque desses “torturadores alados”, e que vai aumentar ainda mais o sofrimento dos aventureiros. À hora não passa. O desanimo é nítido. Imagina você nessa situação?

Se houver alguém no grupo com espírito de liderança e pulso firme, até poderá tentar amenizar a situação. Mas este tem conhecimentos práticos e técnicos para poder liderar e manter o grupo protegido e salvo?

Para quem gosta de aventuras deste tipo, ter conhecimento em técnicas de sobrevivência é algo essencial e que pode evitar situações como esta. Saber usar uma bússola, captar água, fazer fogo, montar um abrigo, sinalizar o local e evitar acidentes, pode ser a diferença entre se perder a fazer uma bela aventura.

Participar pelo menos de um curso básico de sobrevivência na selva, já poderá dar início a uma aventura mais bem planejada.

Como costumo dizer, quando se está doente, procure um médio. Se alguém tem problemas jurídicos, procure um advogado. Se quiser aventurar-se de forma correta e sem problemas, procure uma operadora capaz. Entre médicos, advogados e operadores de aventura, sempre terão bons e péssimos profissionais. A indicação e a análise da experiência destes mostrarão o melhor profissional a ser consultado.

Em Cotia podemos contar com a Equipe Alternative Adventure, que desenvolve treinamentos em trilhas, acampamentos, rapel e Curso de Sobrevivência na Selva. O qual é realizado em Caucaia do Alto. No caso da Serra do Mar de São Paulo, os integrantes da equipe já fizeram mais de 42 acampamentos lá, além de terem experiência na Trilha dos Índios, onde o grupo de aventureiros está perdido.

Equipe Alternative Adventure
11 4159 3874 - 11 9739 8270
alternativeadventure@bol.com.br

Boa sorte nas próximas trilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário